Estudo publicado pelo Scripps Research Institute, esta semana, no jornal Nature Neuroscience aponta que os mecanismos do corpo que geram vício em drogas são os mesmos que geram a compulsão por comer alimentos calóricos. Trata-se do receptor D2, neurotransmissor relacionado à percepção de prazer, como aquelas presentes na comida, sexo ou drogas.
A pesquisa foi realizada, durante três anos, com camundongos e demonstrou que as partes do cérebro que lidam com o prazer deterioram-se gradualmente na medida em que o consumo vai aumentando. Essas regiões do cérebro respondem cada vez menos aos estímulos, o que fez com que os camundongos comessem cada vez mais, tornando-se obesos.
Os pesquisadores disseram que assim como o vício em cocaína, a compulsão por comidas gordurosas – como doces e frituras – é muito difícil de ser combatida. O mesmo teste foi realizado com heroína e cocaína, e os ratos responderam da mesma forma.
Texto: Cassiano Sampaio
quarta-feira, 19 de maio de 2010
terça-feira, 11 de maio de 2010
Exercício aeróbico aumenta número de alvéolos de ratos.
Uma pesquisa da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP revela dados inéditos sobre os efeitos benéficos que os exercícios físicos trazem ao organismo. Ratos submetidos a um treinamento de 30 minutos por dia (2 vezes por dia) em esteira ergométrica, cinco vezes por semana, durante 10 semanas, apresentaram um aumento de 39% no número de alvéolos pulmonares.
Assinar:
Postagens (Atom)