sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ingestão de peixe e omega 3 diminui risco de síndrome metabólica em homens

Um estudo realizado na Coreia investigou o efeito da ingestão de peixe e ácidos graxos omega 3 sobre a incidência e fatores de risco individuais para a síndrome metabólica (SM). A SM é caracterizada por alterações no metabolismo glicídico, obesidade, hipertensão e dislipidemia. O alto consumo de peixe e ácidos graxos omega 3 foi significativamente associada com um menor risco dessa doença entre os homens. Portanto, incentivar consumo de peixe pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da SM.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Hipotireoidismo

De acordo com os resultados recentes do censo IBGE 2010, as doenças endócrinas, como diabetes, obesidade e disfunções na tireoide respondem pela segunda causa que mais mata mulheres no país (7,8%), atrás apenas das doenças cardiovasculares. A tireoide é uma glândula endócrina que existe para harmonizar o funcionamento do organismo. Localizada no pescoço, é responsável pela produção de dois hormônios o T3 (tri-iodotironina) e o T4 (tiroxina), que estimulam o metabolismo e interferem no desempenho de órgãos como coração e rins, chegando a alterar o ciclo menstrual.

Por toda essa importância, a glândula tireoide precisa estar em perfeita ordem. Quando isso não acontece, o próprio corpo dá o alerta. Os tipos mais comuns de disfunção da tireoide são:

1. hipertireoidismo (liberação de hormônios em excesso, que aceleram muito o metabolismo);

2. hipotireoidismo (a glândula libera o T3 e o T4 em menor quantidade do que o necessário). No segundo caso e mais comum, o hipotireoidismo, os sintomas mais frequentes são desânimo, cansaço, sonolência, pele seca, inchaço dos olhos, lentidão física e mental. A doença costuma atingir vários membros de uma mesma família. Porém, o diagnóstico nem sempre é fácil, pois os sintomas podem ser atribuídos a outras doenças que se manifestam de forma semelhante, como depressão e anemia.