Na verdade, eles devem ser usados por um período curto, o médico deve fazer avaliações mensais para determinar se o remédio continua ou não necessário, assim, não se corre o risco de chegar a uma grau de dependência.
Os medicamentos para reduzir peso devem fazer parte de um tratamento para perder peso, e não para mantê-lo baixo. Portanto, a manutenção do peso ideal deve ser feito a partir de uma alimentação saudável e de prática constante de exercícios físicos. Caso contrário, as chances de recuperar o peso novamente são enormes. É o que denominamos de efeito sanfona.
Isso quer dizer que quem emagrece com ajuda de medicamentos que agem no sistema nervoso central realmente recuperam todo a gordura perdida se não se preocupam com a alimentação e com a prática de atividades físicas após o fim do tratamento.
Assim como a alimentação, a prática de exercícios físicos deve ser controlada após a prescrição de remédios para emagrecer. Deve-se fazer avaliação física na academia, principalmente o teste de esforço, antes de iniciar a atividade física. O ideal é que se mantenha um acompanhamento das variações da freqüência cardíaca para diagnosticar quaisquer alterações.