A radiação ultravioleta contribui para o envelhecimento prematuro da pele.Para a prevenção e tratamento deste envelhecimento precoce, as propriedades antioxidantes das vitaminas podem dar uma grande contribuição.
Vitaminas são nutrientes naturalmente presentes em alimentos e que são essenciais a nossa sobrevivência, pois não temos a capacidade de produzi-las.
A vitamina A, além de contribuir no processo de crescimento ósseo, reprodução, divisão celular e regulação da resposta imune tem efeito na quebra do colágeno, melhora o volume epidérmico assim reduzindo o aparecimento de rugas.
A vitamina C, também conhecida como Acido Ascórbico, presente em frutas cítricas e vegetais folhosos verde escuros, é essencial na formação do colágeno e elastina, conferindo um aumento na estabilidade e diminuição na sensibilidade ao calor do colágeno o que é elemento chave no envelhecimento da pele.
A vitamina E age como antioxidante quando aplicada antes da exposição solar, protegendo assim dos efeitos deletérios da radiação ultravioleta. Regula o dano ao colágeno e elastina.
A vitamina B3 tem seu papel bem estabelecido na redução do colesterol e aterosclerose. Como tem influência positiva na produção do colágeno.
Os estudos com esta vitamina com aplicação tópica estão apenas começando mas parecem bastante promissores.
Temos ainda a Vitamina D com seu papel bem claro na saúde óssea aparecendo mais modernamente com ação no sistema imune, proteção cardio vascular e câncer dando sinais de ter ação no enrugamento da pele e espessura epidérmica.