quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Excesso de peso gera maior parte de casos de diabetes entre brasileiras

Para estimar a carga global de diabetes mellitus (DM) e calcular a fração de diabetes atribuída a excesso de peso e obesidade para o Brasil e suas regiões, a pesquisadora Andreia de Oliveira e colegas da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) desenvolveram um estudo utilizando dados da Pesquisa de Orçamento Familiar. Os resultados foram publicados na Revista Panamericana de Salud Pública.

De acordo com os resultados, do total de anos de vida ajustados para incapacidade estimados para diabetes no Brasil, 70% provinham de anos de vida perdidos devido à incapacidade. "Para o Brasil como um todo, 61,8 e 45,4% do DM no sexo feminino foram atribuíveis a excesso de peso e obesidade, respectivamente. No sexo masculino, esses percentuais foram de 52,8 e 32,7%", afirma a equipe no artigo. Eles destacam que as maiores frações de diabetes mellitus atribuíveis a excesso de peso e obesidade foram encontradas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e para o grupo populacional entre 35 e 44 anos de idade.

Diante dos achados, os pesquisadores concluem que grande parte da carga de diabetes é atribuível a fatores de risco evitáveis. "Medidas voltadas para a prevenção e controle desses fatores de risco, como o excesso de peso e a obesidade, devem estar inseridas na agenda de saúde pública brasileira", concluem.

Nenhum comentário: