Para prevenir a constipação intestinal você pode adotar medidas simples e fáceis de adaptar ao seu dia a dia, como:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqdcl-F1w_Ql5iuaaW3E9cbkBZEPTSVd9-FZ8y-dI2xIXXumv0CUDEdYgiexVXt95pxe7mr6xmjX340U4QNDBu_vyzuJznCleLiXwennIjCpVro3Q9pR7YlmrdEz6veLKJ3LZXoRqz_kiG/s1600/hipo.jpg)
Beba bastante líquidos: Água e sucos naturais batidos com a semente lubrificam o intestino e ajudam na formação do bolo fecal. Um bom exemplo é o suco de melancia, sem água e sem açúcar batido com sementes.
Cuidado com os alimentos: bebidas alcoólicas, chocolate, café, chá preto e outros alimentos considerados constipantes ou que aumentem a produção excessivas de gases (principalmente os ricos em enxofre). Em alguns casos, o leite também pode ter ação constipante, mas a avaliação deve ser feita por um profissional capacitado, que efetuará uma investigação criteriosa caso a caso .
Consuma iogurte, é extremamente benéfico para o intestino e deve ser ingerido diariamente (exceto em pacientes com intolerância severa a lactose ou alergia a proteína do leite)
Não utilize laxantes por conta própria: Se você não consegue evacuar sem o uso desses medicamentos, consulte um médico. O uso prolongado pode trazer problemas de saúde e piorar a constipação.