quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Varie nos temperos para deixar sua salada mais atraente e nutritiva

As ervas, molhos e condimentos dão aroma, sabor e saúde ao seu prato. Os molhos são elementos mais do que indispensáveis em qualquer tipo de salada. Temperos e ervas enchem o prato de sabor e dá aquele colorido todo especial à comida.

Além de fazer um bem enorme à saúde. Escolha a salada de sua preferência e coma à vontade. As folhas apresentam baixíssima quantidade calórica devido à elevada quantidade de água. Além disso, por ser rico em fibras, o prato dará maior saciedade, evitando que cometa algum excesso entre as refeições.

Porém, cuidado com os molhos. Prefira os mais leves à base de iogurte, azeite e outros mais saudáveis.

O azeite faz o maior sucesso e não é por acaso, rico em vitamina E, antioxidante essencial a saúde, ele compõe o grupo das monoinsaturadas, que fazem bem para saúde do coração

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Painço auxilia a perda de peso e ajuda na prevenção do câncer.

O painço é usualmente utilizado na alimentação de pássaros, mas, o que poucas pessoas sabem, é que este composto de grãos e cereais apresenta nutrientes muito benéficos à nossa saúde. O painço é fonte de magnésio, triptofano, manganês e fósforo.
É também rico em proteínas, assim como o trigo, porém não contém glúten, sendo uma boa opção na dieta dos celíacos. É um cereal de fácil ingestão devido seu baixo teor de gordura.
A proteína torna lenta a absorção de carboidratos e, dessa forma, diminui e índices glicêmicos, aumentando a saciedade e diminuindo a velocidade da formação de gorduras. Além disso, é matéria prima na formação de massa muscular, tecido conectivo, tecido conjuntivo e colágeno. 
O painço ajuda na absorção da glicose pelo organismo, o que é uma vantagem aos diabéticos.
Lembrando que alimentos ricos em fibras proporcionam ao organismo, maior sensação de saciedade, redução do colesterol, melhor digestão e funcionamento do intestino, auxiliando no emagrecimento.
Devido à presença de magnésio, o painço proporciona redução na pressão arterial, diminuindo o risco de infarto. O papel do magnésio é auxiliar no metabolismo da glicose, na síntese de proteínas, na produção de energia para as células e transmissão de impulsos elétricos. Além disso, ele é essencial para a fixação do cálcio nos ossos. Também esta envolvido na fisiologia do sistema cardiovascular. 

terça-feira, 26 de julho de 2011

Eles precisam ser tomados constantemente para que o peso se mantenha sob controle?

3ª PARTE (Remédios para emagrecer)
Na verdade, eles devem ser usados por um período curto, o médico deve fazer avaliações mensais para determinar se o remédio continua ou não necessário, assim, não se corre o risco de chegar a uma grau de dependência.
Os medicamentos para reduzir peso devem fazer parte de um tratamento para perder peso, e não para mantê-lo baixo. Portanto, a manutenção do peso ideal deve ser feito a partir de uma alimentação saudável e de prática constante de exercícios físicos. Caso contrário, as chances de recuperar o peso novamente são enormes. É o que denominamos de efeito sanfona.
Isso quer dizer que quem emagrece com ajuda de medicamentos que agem no sistema nervoso central realmente recuperam todo a gordura perdida se não se preocupam com a alimentação e com a prática de atividades físicas após o fim do tratamento.
Assim como a alimentação, a prática de exercícios físicos deve ser controlada após a prescrição de remédios para emagrecer. Deve-se fazer avaliação física na academia, principalmente o teste de esforço, antes de iniciar a atividade física. O ideal é que se mantenha um acompanhamento das variações da freqüência cardíaca para diagnosticar quaisquer alterações.

sábado, 25 de junho de 2011

Quais são os possíveis efeitos colaterais?

2ª PARTE (remédios para emagrecer)

Mesmo que esses remédios sejam seguros se usados da maneira correta, eles podem causar uma série de efeitos colaterais, pois cada tipo de medicação contra obesidade tem efeitos colaterais específicos, que também variam de acordo como metabolismo de cada individuo.

Os anorexígenos (anfepramona, femproporex, mazindol), podem causar irritabilidade, insônia ou sono superficial, tremores, depressão ou se alternam períodos de estímulo com períodos de depressão, aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca, todos esses efeitos estão ligados ao sistema nervoso e cardiovascular, áreas onde os anorexígenos têm efeito.

Já os sacietógenos, que aumentam a sensação de saciedade, normalmente apresentam efeitos colaterais mais suaves que os anfetamínicos, causando insônia ou sono superficial, agitação, irritabilidade (que não é um sintoma freqüente). Mesmo assim a sibutramina, que se enquadra nesse grupo, foi proibida de ser comercializada nos Estados Unidos e na Europa por que os órgãos responsáveis alegaram que o medicamento acelera a freqüência cardíaca, provocando arritmias em quem já tem a propensão de doenças cardíacas. No Brasil, a sibutramina foi enquadrada na categoria de remédio controlado.

Os inibidores da absorção de gorduras apresentam efeitos colaterais principalmente se a ingestão de gorduras for exagerada, neste caso, a pessoa apresentará diarréia com fezes pastosas ou líquidas, podendo até eliminar gotas de gorduras depois de refeições mais pesadas. Por isso, mesmo tomando remédios para emagrecer, é preciso ter uma alimentação balanceada, saudável e sempre praticar atividade física.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Quais são os tipos de remédios para emagrecer? Como eles agem no organismo?

Existem três principais grupos de remédios para emagrecer: os anorexígenos, os sacietógenos e os inibidores de absorção de gorduras. Os medicamentos do primeiro grupo inibem o apetite, e tem em sua composição de substâncias conhecidas como anfetaminas. São exemplos deles a anfepramona, o femproporex e o manzidol.
Atualmente, os especialistas utilizam essa classe apenas quando as outras duas não obtiveram sucesso, já que ela apresenta mais riscos de efeitos colaterais.
O segundo grupo (sacietógenos) reúne os medicamentos que agem no estímulo da sensação de saciedade, ou seja, o indivíduo sente fome, mas com uma porção menor de alimentos fica satisfeito, parando de comer mais cedo. A sibutramina é a mais conhecida do grupo, e que pode ter ação secundária para o emagrecimento: o aumento do gasto energético.
O terceiro grupo é o dos inibidores da absorção de gordura, representado apenas pelo Orlistat e o Cetilistate. Não restringe o apetite, pois não atuam no cérebro ou no sistema nervoso, atuam na inibição da absorção intestinal de cerca de 30% da gordura ingerida. Com um bom controle de ingestão de gorduras, podem representar uma ajuda significativa, mas, ao comer demais, a tendência é não perder peso, porque os 30% de gorduras que deixam de ser absorvidas podem não ser uma deficiência calórica suficiente para a perda de peso.

Este artigo continua na semana que vem.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Óleos de coco e de cártamo aceleram o seu metabolismo


Enquanto o de coco é um excelente antioxidante, o de cártamo promove a saciedade
São dois produtos que estão em evidencia para o emagrecimento. Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar no óleo de coco e no óleo de cártamo, ambos são prescritos para perda de gordura. Conhecendo o benefício de cada um, você saberá usá-los de forma adequada e obter resultados satisfatórios.
Os dois produtos contêm ômega-9, que é o ácido graxo oléico - o mesmo encontrado no azeite de oliva e no abacate - e que possui propriedade de metabolização da gordura corporal, alem do colesterol, ou seja, eles realmente fazem o metabolismo da gordura acelerar e, conseqüentemente, ajudam na queima de gordura corporal.
O fato de fazer efeito, principalmente na região abdominal, se deve também ao ômega-9, pois estudos mostram que esse ácido graxo diminui a produção de cortisol, uns dos hormônios responsáveis pela armazenagem de gordura nessa área. Para queima de gordura, tomar o óleo 30 minutos antes e 30 minutos depois do exercício, pois a gordura será mais bem metabolizada.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alimentos que podem causar dor de cabeça

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que mais de 90% das pessoas sofrem ou sofreram de cefaleia (dor de cabeça) em algum momento da vida. E as causas podem ser inúmeras, como estresse e falta de sono. O que poucas pessoas sabem é que a alimentação também é fator determinante para desencadear essas dores.

A
cefaleia pode ser causada por alguns tipos de substância presentes em diversos alimentos e, no caso de pessoas que sofrem de crises de enxaqueca, o ideal é que esses alimentos sejam evitados ao máximo na dieta.

Mas além de cuidados com a alimentação, também deve-se evitar períodos de jejum, que também acarreta cefaleia. Veja a seguir as substâncias e os alimentos alimentos que lideram o ranking de desencadeadores da
dor de cabeça

As aminas são uma classe de compostos químicos orgânicos nitrogenados derivados da amônia (NH3)
e estão presentes em alimentos como cerveja, queijos maturados, alimentos embutidos, molho à base de soja, repolho e chocolate. Estas substâncias podem alterar o calibre dos vasos sanguíneos do cérebro, favorecendo, assim, a dor de cabeça.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Conheça os alimentos amigos da concentração e da memória.

Estudos mostram que o mineral selênio tem um forte impacto sobre o cérebro, pessoas com baixos níveis de selênio podem sofrer distúrbios na atividade dos neurotransmissores - substâncias produzidas pelo neurônio que tem como função levar informações de uma célula a outra, podendo até sofrer alterações de humor. O selênio ajuda substâncias como a serotonina, a dopamina e a acetilcolina, que são fundamentais para a transmissão de mensagens entre os neurônios e o bom funcionamento cerebral.
Boas fontes de selênios são grãos, alho, carne, frutos do mar, castanha-do-pará, nozes, avelãs e abacate

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Aprenda a diferenciar produtos light, diet e zero



A legislação brasileira obriga que os rótulos das embalagens tragam todas as informações necessárias. A obrigatoriedade, no entanto, ainda não é suficiente para esclarecer as pessoas que chegam até as prateleiras dos supermercados preocupadas com a saúde. Nem todo mundo consegue decifrar as informações impressas na embalagem dos produtos industrializados, por exemplo. Sem a devida orientação, os consumidores sofrem para selecionar aquilo que considera mais adequado ao seu perfil.

Entenda os rótulos

Diet: Tem isenção de açúcar e/ou proteína e/ou gorduras. Normalmente é indicado para portadores de doenças metabólicas como diabetes. Alimentos diet podem ter valor calórico maior que aqueles que contêm açúcar e nem sempre são úteis para perda de peso.

Light: Possui redução de calorias ou açúcares ou gorduras ou sódio ou outro nutriente em relação ao produto original. É indicado para pessoas que desejam reduzir o teor de açúcares, gorduras ou sal na alimentação. Nem todo alimento light é próprio para perda de peso. A redução calórica em certos alimentos é muito pequena.

Zero: Promete isenção de açúcar com redução de calorias ou isenção de nutrientes em relação ao produto original. De modo geral as indicações são semelhantes aos dos alimentos light. Quando o alimento é zero por isenção de açúcares também pode ser consumido por diabéticos.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Estudos mostram que os adoçantes artificiais usados em refrigerantes também trazem malefícios à saúde.

É muito importante ficar de olho no refrigerante, as doenças hepáticas causadas por bebidas não alcoólicas têm aumentado bastante em todo o mundo. Culpa do crescente consumo de xarope de milho, rico em frutose, encontrado na maioria dos refrigerantes. Esse tipo de xarope já é a principal fonte de calorias dos americanos, e está cada vez mais sendo consumido entre os brasileiros.

Não há dúvidas que o refrigerante, e todos os açúcares contidos nessa bebida ainda contribuem para o crescente número de obesos de todas as idades em todo o mundo. Não pense que o diet seja a solução. Estudos mostram que os adoçantes artificiais usados em refrigerantes também trazem malefícios à saúde.


Um exemplo desse problema foi apontado por uma pesquisa publicada na revista especializada em cardiologia Circulation, que pertence a Associação Norte-Americana do Coração. Durante esse estudo foi observado que o hábito de beber mais de um copo refrigerante por dia, mesmo que em versão diet, pode estar associado a um aumento dos fatores de risco para doenças cardiacas.

Os problemas que o refrigerante pode causar não param por ai. O ph de muitos refrigerantes é bastante baixo, o que danifica o esmalte de nossos dentes. Esse fator, combinado com os açúcares do refrigerante, podem causar cáries e outros problemas dentários.

Mais uma vez a palavra-chave é prevenção. Você só tem a ganhar se diminuir o consumo de refrigerantes.

terça-feira, 22 de março de 2011

Como uma dieta adequada e a adoção de alguns hábitos podem reduzir os sintomas da TPM

Quem sofre com a tensão pré-menstrual (TPM) sabe que os sintomas podem atrapalhar grande parte da sua rotina. O que poucas pessoas sabem é que a alimentação também pode interferir significativamente no agravamento ou alívio dos incômodos, que incluem inchaço, dores nos seios, enjôos, dores de cabeça, prisão de ventre e câimbras.

Existem mulheres com um grau de TPM mais intensos, conhecido como disforia pré-menstrual, nesses casos, além de todos os cuidados alimentares, pode ser necessário o uso de alguma medicação especifica, que apenas o médico poderá indicar.

Além disso, praticar exercícios físicos regulamente ajuda muito a aumentar os níveis de serotonina, diminuindo os sintomas da TPM, você fica sabendo qual é o cardápio aliado (e o inimigo) no combate à tão temida TPM: 

Cálcio: Uma pesquisa realizada na Universidade de Massachussetts, nos EUA, afirma que mulheres que não sofrem de TPM tem uma dieta mais rica em cálcio do que aquelas que sofrem. Isso porque o cálcio diminui a contração muscular do útero e a retenção de líquidos.
Por esses motivos, o mineral seria capaz de aliviar sintomas como cólicas, dor nas costas e até o nervosismo. Você pode encontrar o cálcio no leite e seus derivados e nos vegetais e folhas verde-escuras, como couve e brócolis.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Alimentos Ricos em cálcio, vitamina D e ômega-3 combatem a osteoporose

A perda de massa óssea é um problema sério, que atinge cada vez mais pessoas no Brasil. A Sociedade Brasileira de Osteoporose estima, considerando o último censo do IBGE, que existam 5,5 milhões de brasileiros com osteoposose, sendo a maioria mulheres acima de 50 anos e na menopausa. A doença é responsável por deixar os ossos menos densos e assim mais frágeis e suscetíveis a fraturas.
O problema progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma ser estar relacionada a uma queda. Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, ocorrem cerca de um milhão de fraturas no Brasil todos os anos, e cerca de 250 mil delas tem a osteoporose como causa.
Por isso, é importante focar na prevenção. É aconselhado que desde a gestação, a alimentação seja vista como meio de prevenção contra a osteoporose. Se uma pessoa teve uma alimentação rica em cálcio vitamina D e ômega-3 durante a infância e adolescência, ela terá menos chances de ter osteoporose quando adulta.  

quarta-feira, 2 de março de 2011

Como se recuperar dos exageros do Carnaval?

Após o feriado, se cometeu algum excesso, é hora de colocar em prática uma alimentação saudável para eliminar o exagero e controlar o peso. Não é recomendado fazer uma alimentação muito restrita, nem ficar à base de líquidos ou se alimentando muito pouco. Comer a cada 3 ou 4 horas, mantém o metabolismo mais ativo.
Dar preferência aos alimentos ricos em água como frutas, legumes e verduras que irá fornecer nutrientes importantes além de ajudar na hidratação.
Reduzir alimentos ricos em gorduras fará com que o peso fique controlado e funcione melhor.
A restrição gradual de calorias faz com que o peso se reduza sem prejudicar a saúde.
E volte a rotina de exercícios o mais rápido possível.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Comer frutas é essencial para o sucesso da dieta

Leves, saudáveis e pouco calóricas, as frutas estão entre os alimentos que mais ajudam na perda de peso e na prevenção contra doenças.
Ricas em vitaminas, fibras e sais minerais, elas são extremamente importantes porque mantêm ativo o metabolismo e ajudam a controlar a fome, contribuindo para o emagrecimento.
Além disso, as frutas também melhoram o funcionamento do intestino e eliminam toxinas.
E quais são as melhores frutas para consumirmos? "Todas as frutas são boas, elas têm vários nutrientes diferentes na sua constituição, portanto, é fundamental variar sempre.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cinco hábitos que melhoram o funcionamento do intestino

Para prevenir a constipação intestinal você pode adotar medidas simples e fáceis de adaptar ao seu dia a dia, como: 

Aumente a ingestão de frutas, principalmente as que se podem ser consumidas com casca e o bagaço, tem um efeito bastante benéfico ao nosso intestino. De verduras, cereais integrais e derivados (farelo de trigo, aveia e pães integrais), sementes oleaginosas (linhaça,castanhas,gergelim,amêndoas) e as hortaliças em geral (todos os tipos de folhas verdes) também ajudam a regular o intestino.

Beba bastante líquidos
: Água e sucos naturais batidos com a semente lubrificam o intestino e ajudam na formação do bolo fecal. Um bom exemplo é o suco de melancia, sem água e sem açúcar batido com sementes.

Cuidado com os alimentos: bebidas alcoólicas, chocolate, café, chá preto e outros alimentos considerados constipantes ou que aumentem a produção excessivas de gases (principalmente os ricos em enxofre). Em alguns casos, o leite também pode ter ação constipante, mas a avaliação deve ser feita por um profissional capacitado, que efetuará uma investigação criteriosa caso a caso .  

Consuma iogurte, é extremamente benéfico para o intestino e deve ser ingerido diariamente (exceto em pacientes com intolerância severa a lactose ou alergia a proteína do leite)

Não utilize laxantes por conta própria: Se você não consegue evacuar sem o uso desses medicamentos, consulte um médico. O uso prolongado pode trazer problemas de saúde e piorar a constipação.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O que voce pode fazer pela sua vida?

O ideal para a saúde é que a atividade física se torne um hábito na infância ou na adolescência, assim como, a boa alimentação, para não haver dificuldades de integrá-las à vida adulta.

As conseqüências do sedentarismo para a saúde do homem são nefastas e bem conhecidas: maior risco de aterosclerose e suas conseqüências (angina, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral), aumento da obesidade, aparição de problemas como: hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, dislipidemia, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, depressão, ansiedade, além de aumento do risco de afecções osteomusculares e de alguns tipos de câncer (cólon e de mama).

Esta é a realidade nua e crua.

Assista o vídeo:

http://www.thevisualmd.com/health_centers/cardiovascular_health/cardiovascular_continuum

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Celulite!

Genética, hábitos alimentares e disfunção hormonal favorecem o surgimento das celulite, é uma das principais queixas das mulheres, caracterizada pelo aparecimento de ondulações na pele, dando o aspecto de casca de laranja, a celulite é causada por alteração no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alteração na micro circulação e conseqüente aumento do tecido fibroso.

Os principais locais de aparecimento são glúteos, coxa, abdômen e braços. 

As celulites podem se desenvolver por vários fatores, sendo o mais importante a influencia genética. Os corpos mais curvilíneos e femininos são os que tem maior chance de aparecimento de celulite. Os hormônios, a alimentação e a vida sedentária também contribuem para o desenvolvimento da celulite.

A classificação da celulite e dado em graus, temos:

Grau 0: Pele lisa ao ficar em pé ou deitado, mas ao pinçar com os dedos, surgem as ondulações.

Grau 1: Pele lisa ao ficar em pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações e também as covinhas e depressões.

Grau 2: Ondulações, rugosidades, depressões e covas espontaneamente se fica em pé, mas não deitada.

Grau 3: Ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo deitado.

Grau 4: Todas as alterações associada a dor.

A atividade fisica direcionada com um programa de treinos especifico é um fator preponderante para eliminação da celulite, e se associado a uma alimentação saudável obtenm-se resultados satisfatórios em curto espaço de tempo.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Alimentos que provocam saciedade

As folhas verdes são campeãs de fibras e também contam com outra particularidade quando o assunto é saciedade, elas exigem muita mastigação. Esse é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer.
Não deixe de acrescentar ao seu prato alimentos ricos em fibras (alimentos integrais), que possuem baixo índice glicêmico e provocam uma sensação de saciedade maior, evitando a fome alguns minutos depois.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Disfunção Erétil

De acordo com os dados mais recentes da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), através de um estudo em 22 cidades brasileiras, 44% dos homens do país possuem disfunção erétil. A doença pode ser definida como a incapacidade de manter uma ereção que permita penetração e uma relação sexual satisfatória para ambos envolvidos. Além disso, foi descoberto que 56% dos homens que sofrem com o problema afirmaram ser hipertensos, 19% diabéticos, 13% têm colesterol alto e, ainda, 12% deles são cardíacos.

Segundo o especialista em disfunção erétil, Carlos Araújo, não há uma causa única, muito menos um tratamento padrão para o problema. "A solução eficiente é analisar a fundo e com calma o problema do paciente, pois doença atinge pessoas das mais variadas idades e condições", diz o cirurgião vascular.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Comece a correr em trilhas

Uma das principais vantagens de correr em trilhas é a paisagem, além do que o treino nunca é o mesmo. Entrar em contato com elementos da natureza enquanto faz uma atividade física pode ser até mais revigorante e agradável do que praticar a corrida na cidade.  
Quando se corre em trilha existe sempre uma variação na paisagem, mesmo se a corrida for feita exatamente no mesmo percurso, há¡ grandes mudanças nas cores dependendo do clima, do horário e da época do ano.